Proposta Pedagógica

Você está em: Home / Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica


Este Projeto Eco Político Pedagógico foi e continua sendo constituído através das contribuições idealistas de grandes teóricos: Célestin Freinet, Jean Piaget, Lev Semionovitch Vygotsky, Reuven Feuerstein e Paulo Freire.

Além das diretrizes do Sistema de Ensino e Material Didático Sócioconstrutivista do OBJETIVO.

A essência de nossa escola é a transparência em tudo que fazemos. Usamos a liberdade e a democracia como nossos instrumentos de trabalho. Aqui não cabe a desigualdade. Queremos sempre a proximidade, acolher e ajudar. Buscamos a integração de todo o conjunto: alunos, professores, coordenação, pais e a comunidade extremense para que nossa escola alcance a excelência em tudo aquilo que imaginamos.

12079919_1127449067267329_3984225973373098918_o

Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.

Paulo Freire

Assim, nosso Projeto Político Pedagógico está amparado em princípios da Escola Cidadã, onde o objetivo primordial da educação é integrar a educação e a formação humana, envolvendo crianças e adultos, contemplando as famílias, organizando o espaço, observando e elaborando projetos com os alunos, tornando a escola um lugar privilegiado e uma instituição formadora. Pois, a Escola Cidadã, compreende, principalmente, o planejamento participativo, a autonomia e construção da cidadania como prática pedagógica.

Desta forma, buscamos através da democracia estabelecer a gestão social, por meio da auto-administração e co-responsabilidade. Para envolvermos as crianças e os pais neste processo trabalhamos com assembleias participativas com votação e debates para solução de problemas e criação de ideias.

Este ano, continuamos estudando e aplicando a prática pedagógica de Celèstin Freinet, cuja pedagogia é centralizada na criança e baseada em alguns princípios: senso de responsabilidade, senso cooperativo, sociabilidade, julgamento pessoal, autonomia, expressão, criatividade, comunicação, reflexão individual, coletiva e afetividade.

Nossa proposta pedagógica está baseada em um tripé formado pelo amor, homem e natureza, assim, buscamos educar para a sustentabilidade do planeta e manutenção de vida na Terra. Para isso, buscamos apoio em importantes documentos como as “Oito Metas do Milênio” e a “Carta da Terra”.